top of page

Bem Vindos ao Blog da Escola da Sustentabilidade

Atualizado: 23 de nov. de 2021

Esse é o espaço onde iremos discutir de uma forma um pouco mais aprofundada as ideias que fundamentam e animam a proposta da Escola de Sustentabilidade do Sítio Bandeira Branca.


É com satisfação que inauguramos esse novo projeto da Escola de Sustentabilidade do Sítio Bandeira Branca! O Blog Sustentabilidade, Autonomia e Bem Viver representa um espaço importante em nosso propósito, que é oferecer para as pessoas os aprendizados que os novos tempos pedem: uma relação harmônica consigo, com as pessoas e com a Natureza.

Aqui poderemos discutir de uma forma um pouco mais aprofundada as ideias que fundamentam e animam a proposta da Escola de Sustentabilidade, assim como apresentar como essas ideias se relacionam com os valores do Sítio, que são, principalmente, os seguintes:


Visão ecológica e crítica

Espiritualidade: humildade e simplicidade

Autonomia e colaboração

Amor e serviço


A Escola de Sustentabilidade segue a pedagogia de Paulo Freire, e isso significa que valorizamos a capacidade de escuta, no sentido de sermos capazes de conversar com as pessoas, e não só para as pessoas. Assim sendo, esperamos que esse espaço seja uma ferramenta de diálogo com nosso público. Fique à vontade para expressar sua opinião, crítica e discordância: não só estamos abertos a isso como também valorizamos essas oportunidades de perceber outros pontos de vista, pontos-cegos e equívocos de nossa parte. Sabemos que nossa visão é parcial e inacabada: temos todos muito a aprender!

Os assuntos e abordagens do Blog são todos ligados a como viver de uma forma harmônica, superando os padrões de destruição sobre que nossa sociedade capitalista se assenta. Isso inclui não só questões materiais e técnicas, como a bioconstrução, agricultura, etc., como também questões de reflexão sobre a sociedade, questões filosóficas e de espiritualidade. Como diz Kant, o objetivo do Blog é refletir sobre a principal pergunta que existe: “como devemos viver?”

Por fim, vale ressaltar que, na melhor tradição freireana, nossa linha editorial só não tolera ideias discriminatórias, seja com relação a classe, raça, religião, gênero, etc., o que se aplica também aos comentários. Buscaremos manter sempre a cordialidade e a civilidade.

Desejamos que seja um espaço de crescimento para todos.

Nos vemos nos próximos posts!



9 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page