top of page
14.png

O QUE LEVAR

 


Roupas

 

Mesmo durante o verão, de noite sempre faz um friozinho na Mata Atlântica. Então não deixe de trazer um casaquinho ou algo assim. Quem quiser se aventurar na floresta, e temos trilhas na propriedade, é interessante levar roupas mais fortes, como calça jeans, jaquetas, etc. (na floresta tem espinho). 

 

Calçados

A escolha de calçados é algo muito importante no ambiente do Sítio. Para caminhar na floresta o melhor são botas de borracha ou de couro. Para acessar o rio e a Cachoeira da Forqueta, é possível ir de chinelo, mas não recomendável. O melhor é ir de sandália ou de crock - que é o melhor. Pedimos que levem algum calçado para utilizar dentro de casa, por motivo de limpeza. Para esse propósito uma alpargata ou uma pantufa de ursinho servem muito bem.  

 

Produtos de proteção e cosméticos

O princípio geral que organiza essa questão é que o Sítio Bandeira Branca é um espaço de saúde ecológica. Nesse sentido, qualquer produto que for ser utilizado ficará no sítio, principalmente em suas águas (todas as águas residuais são tratadas no próprio sítio). Assim, pedimos que - na medida do possível - se utilizem produtos naturais que não sejam tóxicos para o ambiente. Não somos rígidos quanto a isso, no entanto.

 

Na Mata Atlântica abundam insetos no verão, com destaque aos hematófagos. Temos um variado cardápio de mosquitos, borrachudos, porvinhas e mutucas. Nesse caso é recomendável trazer repelente. Se possível, natural! 

 

O mesmo vale para protetor solar, xampu, sabonete, hidratante, etc…

 

Para dormir

O uso de barracas segue o normal de acampamento.  Como afirmado acima, mesmo no verão faz um certo frio na floresta à noite. É muito raro não ser necessário utilizar coberta de noite, então isso deve ser trazido. Temos algumas cobertas para emprestar, assim como roupa de cama: entre em contato sobre disponibilidade.


CUIDADOS

 

A primeira questão que temos que ter em conta é que o Sítio está encravado na natureza selvagem. Portanto, é um espaço que deve ser ocupado com cuidado e respeito. 

 

O principal risco para quem frequenta o sítio é escorregar e cair nas pedras do rio. Já tivemos (poucos) casos de acidentes nesse sentido. Então é o principal cuidado que temos que ter. No caso de caminhar ou pular pelas pedras - muitas vezes escorregadias ou soltas - convém usar um cajado para apoiar-se (temos isso no sítio). 

 

Como já afirmado acima, na Mata Atlântica existem diversos insetos e outros invertebrados que podem nos picar, incluídos aí, além de mosquitos, borrachudos e mutucas, também abelhas, vespas e aranhas. Lá no sítio temos diferentes tipos de anti-alérgicos, mas no caso de a pessoa ter alergia forte para picadas, é imprescindível nos comunicar. Existem aranhas venenosas lá, mas o risco de picada é muito pequeno. Nunca houve nenhum acidente nesse sentido durante esses anos que ocupamos o espaço. No caso de aranhas, o principal cuidado é sempre examinar os calçados e roupas antes de vestí-los. 

Na Mata Atlântica ocorrem cobras. A única que realmente oferece algum risco é a jararaca, já que é venenosa. Entretanto, uma picada de jararaca não é letal, havendo sempre tempo para o tratamento. Esse tipo de acidente é extremamente raro, já que é um animal bastante arisco e frágil. Nunca tivemos acidentes com cobras. Ela, em princípio, vai fugir e se esconder logo que perceber nossa presença. Mas é necessário sempre ter cuidado ao caminhar fora de casa, principalmente no mato. O único risco de ela atacar é no caso de pisarmos nela ou passarmos muito perto de forma de ela se sentir ameaçada. Então esse é o cuidado que se deve ter. Inclui-se, aí, o uso obrigatório de óculos para quem tem alguma necessidade disso. 

O Fundão do Vale do Forqueta é tão maravilhoso justamente pela dificuldade de acesso a ele. E isso se explica principalmente porque a estrada atravessa o rio quatro vezes em pontes de concreto onde o rio passa por cima. O inconveniente disso é que, se há muita chuva no rio, ele tranca a estrada. Existem formas de sair à pé (trilhas e pontes pensil). Isso ocorre raramente. Não é qualquer chuva que faz o rio encher. Mas, no caso de encher, torna-se um problema atravessá-lo. O rio esvazia também rapidamente - em um ou dois dias.  Se chover de forma incomum, é possível que as atividades no Sítio sejam transferidas. Havendo hospedes e clientes aqui em um momento de enchente, nos vamos zelar pelo seu conforto e segurança. Temos gerador de energia e sempre temos conexão de internet, então não tema perder a comunicação.

 

bottom of page