top of page
Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px).png

Voltar pra Raíz

Vivência afro-gaúcha - Encontro com Mestres

com Dona Maria Lecia, Mãe Cris de Oxalá e Mestre Renato Be-a-bá
29/01 a 02/02 de 2026
no Sítio Bandeira Branca, Maquiné/RS

Venha recarregar as energias para 2026, nutrindo a alma com história, sabedoria e a força viva do Vale da Forqueta

COMO SERÁ A VIVÊNCIA?

O Voltar pra Raiz é um convite para desacelerar e sintonizar com o tempo da tradição oral. Aqui, o aprendizado não vem de apostilas, mas do olhar, da escuta e do fazer compartilhado. É uma imersão onde o saber dos nossos mestres se mistura ao som das águas do Vale da Forqueta.

Axé e Espiritualidade

A vivência é atravessada pela força sagrada. Teremos momentos para receber as bênçãos dos Orixás e Caboclos através de passes conduzidos pela Mãe Cris de Oxalá, fortalecendo nossa caminhada e nossa conexão com o invisível.

 

Conexão com a Água, Terra e Fogo

O Sítio Bandeira Branca nos oferece o cenário perfeito para o refúgio:

  • Banhos de rio para lavar a alma e renovar o corpo.

  • Trilha guiada pela Mata Atlântica até a Cachoeira da Forqueta, reconhecendo a força e a medicina da floresta.

  • Oficinas de Ervas e PANCs: Identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais e o estudo das plantas medicinais, focando no aproveitamento integral e sagrado dos alimentos.

  • Rodas de Fogueira todas as noites

 

Corpo, Ritmo e Fundamento

A cultura afro-gaúcha pulsa no movimento. Durante os dias de retiro, viveremos:

  • Rodas de Capoeira Angola e Samba de Roda, celebrando a mandinga e a alegria (atividades acessíveis inclusive para quem nunca teve essa experiência).

  • Oficina de Confecção de Tambores: Sob a orientação do Mestre Renato Be-a-Bá, vivenciaremos a tradição da construção do instrumento, do entalhe na madeira ao ajuste do couro.

 

Alimento que Cura

A culinária é parte central da nossa espiritualidade. Você terá o privilégio de provar a comida afetiva e ancestral preparada por Dona Maria Leci e Mãe Cris de Oxalá. Pratos que alimentam o corpo e abraçam o espírito, feitos com ingredientes locais e muito axé.

Demais informações da Vivência

Cópia de Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px)(1).png

CONHEÇA OS MESTRES Dona Maria Leci de Castro é quilombola do Barro Vermelho, Gravataí. Com seus quase 80 anos, 6 filhos e mais que 30 netos e bisnetos, é uma das presenças mais marcantes da Pedra de Amolar e Barra do Ouro (Maquiné), para onde se mudou há mais que uma década. Cozinheira, doceira, jardineira, está sempre compartilhando a sua vivência e sabedoria com quem tem abertura para aprender. Mãe Cris de Oxalá é a guardiã espiritual do Centro de Umbanda Guerreiros da Luz que tem sede principal em Alvorada e tem como Mata o Sítio Bandeira Branca, onde ocorre a Vivência. É nutricionista, especialista em Agroecologia, conselheira do Conselho Regional de Nutrição. Tem décadas de militância em Movimentos Sociais ligados à Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos. Foi iniciada na Nação que frequentou até abrir sua Terreira por orientação de seu Caboclo, Ogum Megê. Mestre Renato Be-a-Bá é mestre de capoeira com décadas de atuação, sendo uma das figuras centrais na preservação e manutenção do Samba de Roda em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Mestre tamboreiro e iniciado na Nação (Batuque Gaúcho), sua prática é voltada à transmissão dos fundamentos rítmicos e rituais da cultura afro-gaúcha. Atua no ensino da musicalidade e do movimento, integrando o conhecimento dos tambores à filosofia da capoeira e das tradições de matriz africana.

VALORES E CONDIÇÕES O valor da vaga é de R$ 800 (inteira) ou R$ 650 (social) por pessoa. O valor social é para estudantes, professores da educação básica, entre outras pessoas que tenham dificuldade de pagar o valor inteiro. No valor está incluído a vivência, hospedagem, alimentação completa (preparada com o carinho, sabores e saberes da Dona Maria e da Mãe Cris) e seguro de saúde. O transporte é a cargo do participante (costumamos ajeitar caronas com divisão do combustível). É possível pagar: - à vista - metade na inscrição e o restante no evento - no cartão de crédito em até 12 vezes no cartão, com taxas de serviço (infinitypay).

Veja fotos do Sítio onde a vivência ocorrerá:

DATAS, VAGAS E ACOMODAÇÕES NO SÍTIO A Vivência ocorre entre os dias 29/01 e 02/02 de 2026 no Sítio Bandeira Branca, no Vale da Forqueta em Maquiné/RS . Serão oferecidas 12 vagas. A chegada é na 5a (18h) e a partida na 2a (15h). Se precisar chegar ou partir em outro horário ou dia, não tem problema, só combinar. Veja no botão logo abaixo um Vídeo com um Tour pelo Sítio. O Sítio se encontra em um dos lugares mais preservados da Mata Atlântica do RS. Temos 4 quartos no Sítio, sendo 12 lugares em camas. Temos todo conforto de banho, banheiros, água quente, etc.

E SE CHOVER, O QUE ACONTECE??? É, estamos vivendo dias de dificuldades climáticas, né... Os acessos até o Sítio Bandeira Branca foram atingido pelas várias enchentes em nosso Estado. No caso de muita chuva, é possível que os acessos fiquem inviabilizados. Nesse caso, vamos remarcar o evento, buscando um consenso entre todos. Se você não puder nesses dias, não se preocupe, será devolvido o valor da reserva da vaga ou você ficará com crédito conosco para outros cursos, com bônus de 20% sobre o que pagou.

Cópia de Cópia de Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px).png
IMG_7426_edited.jpg

Receba novidades sobre nossos cursos

Nos forneça um telefone e/ou email

Gracias!

bottom of page