top of page
Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px).png

Voltar pra Raíz

Vivência afro-gaúcha - Encontro com Mestres

com Dona Maria Lecia, Mãe Cris de Oxalá e Mestre Renato Be-a-bá
28/01 a 01/02 de 2026
no Sítio Bandeira Branca, Maquiné/RS

Venha recarregar as energias para 2026, nutrindo a alma com história, sabedoria e a força viva do Vale da Forqueta

COMO SERÁ A VIVÊNCIA?

O Voltar pra Raiz é um convite para desacelerar e sintonizar com o tempo da tradição oral. Aqui, o aprendizado não vem de apostilas, mas do olhar, da escuta e do fazer compartilhado. É uma imersão onde o saber dos nossos mestres se mistura ao som das águas do Vale da Forqueta.

Axé e Espiritualidade

A vivência é atravessada pela força sagrada. Teremos momentos para receber as bênçãos dos Orixás e Caboclos através de passes conduzidos pela Mãe Cris de Oxalá e seu caboclo, Pai Ogum Megê, fortalecendo nossa caminhada e nossa conexão com o invisível.

 

Conexão com a Água, Terra e Fogo

O Sítio Bandeira Branca nos oferece o cenário perfeito para o refúgio:

  • Banhos de rio para lavar a alma e renovar o corpo.

  • Trilha guiada pela Mata Atlântica até a Cachoeira da Forqueta, reconhecendo a força e a medicina da floresta.

  • Oficinas de Ervas e PANCs: Identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais e o estudo das plantas medicinais, focando no aproveitamento integral e sagrado dos alimentos.

  • Rodas de Fogueira todas as noites

 

Corpo, Ritmo e Fundamento

A cultura afro-gaúcha pulsa no movimento. Durante os dias de retiro, viveremos:

  • Rodas de Capoeira Angola e Samba de Roda, celebrando a mandinga e a alegria (atividades acessíveis inclusive para quem nunca teve essa experiência).

  • Oficina de Confecção de Tambores: Sob a orientação do Mestre Renato Be-a-Bá, vivenciaremos a tradição da construção do instrumento, do entalhe na madeira ao ajuste do couro.

 

Alimento que Cura

A culinária é parte central da nossa espiritualidade. Você terá o privilégio de provar a comida afetiva e ancestral preparada por Dona Maria Leci e Mãe Cris de Oxalá. Pratos que alimentam o corpo e abraçam o espírito, feitos com ingredientes locais e muito axé.

Demais informações da Vivência

Cópia de Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px)(1).png

CONHEÇA OS MESTRES Dona Maria Leci de Castro é quilombola do Barro Vermelho, Gravataí. Com seus quase 80 anos, 6 filhos e mais que 30 netos e bisnetos, é uma das presenças mais marcantes da Pedra de Amolar e Barra do Ouro (Maquiné), para onde se mudou há mais que uma década. Cozinheira, doceira, jardineira, está sempre compartilhando a sua vivência e sabedoria com quem tem abertura para aprender. Mãe Cris de Oxalá é a guardiã espiritual do Centro de Umbanda Guerreiros da Luz que tem sede principal em Alvorada e tem como Mata o Sítio Bandeira Branca, onde ocorre a Vivência. É nutricionista, especialista em Agroecologia, conselheira do Conselho Regional de Nutrição. Tem décadas de militância em Movimentos Sociais ligados à Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos. Foi iniciada na Nação que frequentou até abrir sua Terreira por orientação de seu Caboclo, Ogum Megê. Mestre Renato Be-a-Bá é mestre de capoeira com décadas de atuação, sendo uma das figuras centrais na preservação e manutenção do Samba de Roda em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Mestre tamboreiro e iniciado na Nação (Batuque Gaúcho), sua prática é voltada à transmissão dos fundamentos rítmicos e rituais da cultura afro-gaúcha. Atua no ensino da musicalidade e do movimento, integrando o conhecimento dos tambores à filosofia da capoeira e das tradições de matriz africana.

VALORES E CONDIÇÕES O valor da vaga é de R$ 800 (inteira) ou R$ 650 (social) por pessoa. O valor social é para estudantes, professores da educação básica, entre outras pessoas que tenham dificuldade de pagar o valor inteiro. No valor está incluído a vivência, hospedagem, alimentação completa (preparada com o carinho, sabores e saberes da Dona Maria e da Mãe Cris) e seguro de saúde. O transporte é a cargo do participante (costumamos ajeitar caronas com divisão do combustível). É possível pagar: - à vista - metade na inscrição e o restante no evento - no cartão de crédito em até 12 vezes no cartão, com taxas de serviço (infinitypay).

Veja fotos do Sítio onde a vivência ocorrerá:

DATAS, VAGAS E ACOMODAÇÕES NO SÍTIO A Oficina ocorre entre os dias 28/01 e 01/02 de 2026 no Sítio Bandeira Branca, no Vale da Forqueta em Maquiné/RS . Serão oferecidas 12 vagas. O Sítio se encontra em um dos lugares mais preservados da Mata Atlântica do RS. Temos 4 quartos no Sítio, sendo 12 lugares em camas. Temos todo conforto de banho, banheiros, água quente, etc.

E SE CHOVER, O QUE ACONTECE??? É, estamos vivendo dias de dificuldades climáticas, né... Os acessos até o Sítio Bandeira Branca foram atingido pelas várias enchentes em nosso Estado. No caso de muita chuva, é possível que os acessos fiquem inviabilizados. Nesse caso, vamos remarcar o evento, buscando um consenso entre todos. Se você não puder nesses dias, não se preocupe, será devolvido o valor da reserva da vaga ou você ficará com crédito conosco para outros cursos, com bônus de 20% sobre o que pagou.

Cópia de Cópia de Capa Página - Voltar pra Raíz (1032 x 200 px).png
IMG_7426_edited.jpg

Receba novidades sobre nossos cursos

Nos forneça um telefone e/ou email

Gracias!

bottom of page